quarta-feira, 10 de agosto de 2011

SUGESTÕES DE RECURSOS A SEREM USADOS NOS ENCONTROS DE CATEQUESE

1.   Quadros, Fotos e Gravuras
Quadros
Dentro desta categoria está tanto o tradicional quadro-de-giz quanto o mais atual quadro imantado.
Esses recursos oferecem muitas possibilidades de uso no desenvolvimento de uma aula, são fáceis de apagar e não exigem habilidade especial para usá-los.Apresentam, também, características didaticamente valiosas e consideráveis.
Vantagens práticas, a saber:
a)    Não necessitam de eletricidade e se prestam a múltiplas condições ambientais;
b)    São fáceis de usar;
c)    Não requerem realizações elaboradas.
Mural
Pode ser de madeira ou papelão, mesmo sendo muito simples, deve ser atraente. A idéia central a ser transmitida deverá sobressair, os elementos devem apresentar harmonia e coerência. O conteúdo deve ser ilustrado, utilizando-se gravuras, fotos, desenhos ou trabalhos feitos pelas próprias crianças.
Álbum Seriado
O álbum seriado consiste em uma coleção de folhas de papel, em geral de grandes dimensões, dispostas em um cavalete de madeira e presas a ele por meio de parafusos ou ganchos. Nele podem ser escritos roteiros ou coladas fotos e/ou gravuras.
Maquetes
A maquete pode ser confeccionada utilizando-se diversos materiais: caixas vazias, copos plásticos, palitos, areia, cartolina, dentre outros. Ela deverá ser construída sobre uma prancha de papelão, mesa ou dentro de uma caixa.
Quebra-Cabeça
Poder ser confeccionado com caixas de pasta de dente, caixas de fósforo ou papel cartão. O quebra-cabeça é um recurso muito bom para trabalhar com memorização de versículos.
Quadro de Perguntinhas
O quadro de perguntinhas pode ser confeccionado com papel pardo, folha de álbum seriado ou cartolina e deve ser utilizado no suporte para álbum seriado ou mesmo no quadro-de-giz. Basta desenhar, no papel escolhido, um retângulo dividido em quadrinhos e numerados. Cada número deverá corresponder a uma pergunta que podem ser registradas em fichas pautadas ou cartolina colorida. As crianças deverão responder à pergunta correspondente ao número escolhido por elas.
Varal de Versículos
O varal é confeccionado utilizando barbante e roupinhas infantis de papel colorido. Em cada roupinha é escrita uma das palavras do versículo a ser memorizado. As roupinhas de papel são distribuídas aleatoriamente e as crianças devem pendurá-las na ordem correta.
Pétalas Bíblicas
As pétalas podem ser confeccionadas com papel crepom, papel seda ou papel ofício. Depois de recortadas devem receber uma pergunta de um lado e um número no outro. Monte a flor no flanelógrafo com velcro ou no quadro-de-giz com fita crepe de duas faces. As crianças tiram as pétalas e respondem às perguntas da pétala retirada.
Árvore de Papel
A árvore de papel poder ser confeccionada com cartolina verde, cartolina marrom e percevejos. Recortar as folhas em cartolina verde e o tronco da árvore em marrom ou desenhe a árvore sobre uma grande folha de papel. O tamanho deverá ser determinado de acordo com o espaço disponível. A árvore de papel poderá ser utilizada para marcar a data de aniversário das crianças. Fazer flores de papel com o nome das meninas e as data de aniversário. Fazer frutos com o nome e aniversário dos meninos. A cada mês devem ser acrescentados os nomes dos aniversariantes, sem retirar os que já estão afixados.
A cada dia a árvore ficará mais florida e cheia de frutos, até que termine o ano.
Flanelógrafo
O flanelógrafo pode ser confeccionado com madeira ou papelão bem grosso, coberto com flanela ou feltro. É utilizado afixando figuras coloridas com velcro ou lixa.
Dica para confecção de figuras para o flanelógrafo
1.   Recortar figuras de livros de histórias bíblicas para crianças, ou desenhar e pintar desenhos com cores vivas.
2.   Numerar, no verso da figura atrás de acordo com a seqüência da história.
3.   Colar um pedaço de velcro ou lixa atrás no verso da figura.
4.   Guardar as figuras em um envelope identificado na frente com o título e o texto a ser falado.
5.   Organizar os envelopes, com as histórias, de acordo com a ordem que será apresentada.
6.   Guardar todos os envelopes em uma caixa ou pasta catálogo.
Dicas para utilizar o flanelógrafo
1.   Organize as figuras antes de começar a contar a história. Deixe em uma caixa sem tampa para facilitar o acesso.
2.   As figuras devem ser apresentadas às crianças e coladas no flanelógrafo com tranqüilidade.
3.   Fixe as figuras da esquerda para a direita.

COMO TRABALHAR TEXTOS SAGRADOS


Atividades que incluem a interpretação dos símbolos contidos no texto, uma elaboração individual, discussão dirigida, comparação com eventos que estejam na ordem do dia, estudo da mensagem, desenho, dramatização. Tudo isto em grupo, com críticas mútuas e participação.
EXEMPLOS:

1. Saber a situação, por exemplo, em que a Parábola foi contada.
Situação da Parábola.

2. O texto da parábola. Por exemplo, Lucas 8,4-8

3. A ligação que existe entre a Parábola e a história.
A História na Parábola.

4. ATIVIDADES

4.1- Interpretações dos símbolos
Obs.: anotar o que significam os símbolos que aparecem no texto.

4.2- Elaborações Individuais
Obs.: Anotar as opiniões sobre alguma pergunta.

4.3- Discussões dirigidas
Apresentação da sua opinião (4.2) ao grupo; ouça as opiniões dos outros.

4.4- Estórias em quadrinhos
Reproduzir, numa estória em quadrinhos com seis cenas, sem legenda, a seqüência dos fatos apresentados no texto.

4.5- Comparação
Localização do texto em outros evangelhos. Comparar estes textos com o outro, estabelecendo semelhanças e diferenças entre eles. Anote-as.

4.6- Mensagem
Anotar o que aprendeu com esta Parábola.

4.7- Dramatização
Organizar com seu grupo uma dramatização onde haja o desempenho dos seguintes papéis:
-Um narrador (que lerá o texto)
-Outros
Não se esquecer de destacar alguns elementos para fazer a avaliação do trabalho de dramatização.
Observar se a mensagem foi facilmente percebida.
Anotar pontos positivos e negativos.

4.8- Mural
Preparar, com o grupo, um mural, para ser apresentado, sobre o tema, por exemplo, uma Parábola. Relacioná-la com os dias de hoje.
-Coletar gravuras sobre situações onde ela existe e onde não existe.
-Organizar frases para serem colocadas em cada gravura, utilizando a resposta dada à questão (4.2) e as opiniões que ouviu de outros elementos.
-Elaborar uma conclusão e escrever no mural.
-Destacar com letras grandes, o título do mural.

4.9- Outras estórias
Usar a idéia principal ( mensagem) que você aprendeu no texto e invente outra estória. Escreva-a para mostrá-la ao grupo.
Lembre-se: Você deve escrever outra estória que tenha a mesma mensagem (idéia principal) do texto.

4.10- Porque teria acontecido isto?
Pensar em três motivos.
4.10.1- Eles podiam...
4.10.2- Talvez eles...
4.10.3- Eles poderiam...


As Parábolas de Jesus servirão de maior incentivo à fé e servirão de subsídio ou de material de pesquisa para entender a doutrina que você ainda não consegue entender ou mesmo aceitar totalmente. Peça aos catequizandos que pesquisem nas indicações oferecidas o contexto em que Jesus usou estas Parábolas. Perceberá porque o povo se admirava de Sua pregação. Ele tornava o espiritual tão real e tão palpável, que todos sentiam prazer em ouvi-Lo.
Você catequista poderá dividir os catequizandos em grupos e fazer o sorteio entre eles das Parábolas que vamos destacar abaixo, e poderá cada grupo desenvolver os itens acima (sugestões), sobre a Parábola que sortearam. Poderás usar outros textos bíblicos também.

PARÁBOLAS:

·         Semeador
·         Grão de mostarda
·         Fermento dos fariseus
·         Casa sobre a rocha
·         Crianças a brincar
·         O fermento
·         Servo cruel
·         Operários da vinha
·         Porta fechada
·         Ovelha perdida
·         O joio
·         Tesouro escondido
·         Pérola preciosa
·         A rede
·         A semente
·         Os dois devedores
·         O bom samaritano
·         O amigo importuno
·         O rico insensato
·         O último lugar
·         A grande ceia
·         A dracma perdida
·         O filho pródigo
·         O administrador infiel
·         O mau rico e o pobre Lázaro
·         O juiz iníquo
·         O fariseu e o publicano
·         Os dois filhos
·         A veste nupcial
·         Lavradores infiéis
·         As dez virgens
·         Os talentos
·         Servos vigilantes
·         Figueira estéril
·         Grão de trigo
·         Pai de família
·         Rei que vai para a guerra
·         Torre em construção