quarta-feira, 24 de abril de 2013
TEMA: Integrar para bem viver
Pastoral Catequética
1º Encontro de Catequese de Crisma
Objetivo do encontro: (Integração, conhecendo o grupo, aprendizado e trabalho em equipe, entendendo os objetivos da crisma, importância dos encontros, compromisso mútuo, tempo dedicado a crisma, limites de falta, construir uma nova família).
Dinâmica de Apresentação
Formar duplas e trocar as seguintes informações: nome de cada um, idade, onde estuda, se trabalha se tem cachorro, periquito, etc. Tentar ser informal, descontraído. Depois, um se apresenta para o grupo como sendo o outro. Por exemplo: O Marcos se apresenta como sendo a Carla (Eu sou a Carla, tenho 16 anos, etc.). Podem-se fazer plaquinhas com o nome do amigo e colocar na carteira visível para todos. Se tiver quadro, cada um pode ir e colocar o nome do amigo no quadro (opcional) – isso ajuda a quebrar o gelo, a decorar os nomes, e depois o orientador pode usar os nomes para encerrar comentando quão importante são a presença de cada um, que aqueles são nomes especiais, os nomes dos novos crismandos... etc...
Dinâmica 2
Usar um quadro e giz. Dizer ser um desenhista nota 10! Criar clima de descontração e dizer que eles vão ter a tarefa de acertar o que será desenhado. Ir desenhando aos poucos. A ideia é ir sugerindo um desenho, para no final, mostrar que há sempre mais de um ponto de vista possível.
Depende de como vislumbramos a “obra” (no caso o desenho, ou a Crisma, ou os encontros,...).
Inicialmente os crismandos não acertarão o desenho, mas a ideia é ir sugerindo a ideia de um cisne, ou pato... No fundo, o desenho final espera-se que eles digam ser um pato... mas haverá uma outra realidade por trás disto, situação da qual poderão ser refletidos diversos aspectos...
O novo desenho que foi formado é um coelho. Deixar que eles descobrissem associando a ideia da cenoura. Ir dando tempo até que todos descubram. Perguntas: Que mensagem tira e o que isso tem a ver com a Crisma?
1 - Às vezes podemos ver as coisas com outra visão.
2 - Às vezes só vemos um patinho feio, mas existe um lado diferente deste patinho.
3 - Os encontros poderão ser sempre bons desde que achemos o lado bom do encontro.
4 – O curso de Crisma pode ser para nós um patinho, ou pode ser muito mais que isso. Pode ser uma oportunidade de crescimento, oportunidade de conhecermos mais sobre nós mesmos, sobre a Igreja, sobre a Bíblia... Oportunidade de fazermos novas amizades, amizades duradouras, verdadeiras... Oportunidades que ainda não somos capazes de vislumbrar, mas que ao final da caminhada certamente poderemos avaliar de forma muito mais bela que o simples pato que visualizamos agora no início.
4- Em nossa vida também acontecem isso sempre, só vemos o pato feio, às vezes...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário