terça-feira, 18 de março de 2014

DINÂMICA DE GINCANA PARA ADOLESCENTES E JOVENS REALIZADA NA MINHA TURMA DE CRISMA

Paróquia São Francisco Xavier Novembro – 2011
1º Gincana de Integração da Catequese
Observações gerais: O representante será responsável pela escolha dos participantes para as competições. O representante de equipe não deverá inscrever seus competidores repetidamente, para que todos os integrantes de seu grupo possam participar das atividades. Exceção para as equipes que não estiverem completas. Nas provas em que se exijam participantes de ambos os sexos, fica a critério dos competidores a escolha estratégica sobre quem inicia e quem finaliza a brincadeira. 1º Colocado 2º Colocado 3º Colocado 4° Colocado 200 pontos 150 pontos 100 pontos 50 pontos 

DANÇA DA CADEIRA Cada equipe deve escolher 2 participantes, sendo um homem e uma mulher. No meio da quadra, faz-se um circulo com 7 cadeiras, em torno das quais serão dispostos os participantes das 4 equipes. Durante a execução de uma música, os 8 competidores deverão andar ininterruptamente em torno do circulo de cadeiras e atrás de uma linha circular situada a, aproximadamente, 1 metro de distância das cadeiras. Quando a canção for interrompida, os participantes deverão se sentar em qualquer uma das cadeiras do circulo. O concorrente que ficar em pé será desclassificado. Isto se repetirá até que reste somente um vencedor. Pontuação Todas as equipes pontuarão. 

CARRIOLA HUMANA Cada equipe deverá escolher 2 participantes, sendo 1 homem e 1 mulher, dispostos atrás da linha de partida e na área designada à equipe que representam. Cada dupla deverá simular um carrinho de mão, sendo que um dos integrantes deverá apoiar-se somente com as mãos no chão, e seu companheiro deverá segurá-lo suspendendo suas pernas. Ao soar do apito inicial, os concorrentes devem dirigir-se à extremidade oposta da quadra, atrás da linha limite, onde deverão inverter suas posições e retornar ao ponto de partida, sendo vencedora a equipe que chegar primeiro. Pontuação Todas as equipes pontuarão. 

CORRIDA COM OVO NA COLHER Cada equipe deverá escolher 2 participantes, sendo 1 homem e 1 mulher. Um dos integrantes de cada dupla deve ficar atrás da linha de partida e o outro deve se dispor atrás da linha limite, ambos com uma colher fixa na boca. O participante que estiver atrás da linha de partida deverá ter sobre sua colher um ovo cozido e com casca. Ao soar do apito inicial, o participante que estiver atrás da linha de partida deverá ir em direção ao seu parceiro, colocar o ovo cozido sobre a colher do mesmo podendo usar as mãos e somente o receptor do ovo deverá ir ao ponto inicial, sendo o vencedor aquele que chegar primeiro. O concorrente que deixar o ovo cair deverá retornar ao seu ponto de partida.

CORRIDA DO SACO As equipes deverão escolher 4 participantes, sendo 2 homens e 2 mulheres, formando uma dupla atrás da linha de partida e outra atrás da linha limite. Cada quarteto deverá ter um saco sem furos, com o qual um dos participantes deverá se revestir até a altura de sua cintura. Ao soar do apito inicial, o participante que estiver usando o saco deverá se dirigir a seu companheiro que estará na extremidade oposta da quadra e lhe entregar o saco após ter cruzado a linha limite. O receptor do saco fará o mesmo indo até a linha de partida. Será vencedora a equipe que primeiro completar o ciclo com os 4 participantes. 

CABO DE GUERRA Cada equipe deverá escolher 8 participantes. As disputas acontecerão conforme o sorteio: A competição será em caráter eliminatório por morte súbita, ou seja, somente serão classificados para a fase final os vencedores da primeira fase. Os oito participantes de cada equipe ficarão de um mesmo lado segurando a parte de uma corda e seus adversários farão o mesmo na extremidade oposta da corda. Entre as equipes concorrentes haverá uma linha divisória. Ao soar do apito inicial, os participantes puxam a corda, a fim de que todos os componentes da equipe adversária cruzem a linha divisória, sendo vencedora a equipe que conseguir este feito. Os dois vencedores da primeira fase se enfrentarão, para que se conheça o campeão desta prova. Também se confrontarão novamente os derrotados na primeira fase, para que se obtenha um terceiro colocado e lhe seja garantida sua respectiva pontuação. As disputas ocorrerão do seguinte modo: Após a segunda eliminatória da primeira fase, realizar-se-á a disputa entre os derrotados, para que se conheça o terceiro colocado. Posteriormente, será feita a disputa entre os vencedores para que se conheça o campeão. 

CORRENDO CONTRA O TEMPO Cada equipe deverá selecionar 4 participantes, sendo 2 homens e 2 mulheres, que deverão realizar as seguintes tarefas: Inicialmente, cada dupla participante deverá estourar duas bexigas sem usar as mãos, sendo uma usando a barriga e uma no colo (na altura do fêmur), o mesmo tocará o sino dando sinal para o companheiro iniciar a próxima prova. Passar por um túnel formado pelas pernas dos integrantes da equipe. Depois de passar pelo túnel vestirá uma frauda numa boneca, ao terminar conclui sua tarefa dando sinal para o próximo. Logo depois, um dos participantes de cada dupla se dirige a uma bacia, onde estarão algumas maçãs, que deverá ser mordida sem que o competidor a toque com as mãos, após morder a maçã o participante deverá tocar o sino dando sinal para o companheiro iniciar a ultima prova. O outro componente da dupla deverá se dirigir até uma mesa designada para sua equipe, onde existirá um prato com farinha fina e outro prato vazio. No prato que contiver farinha fina estarão escondidos três objetos, que o segundo participante deverá começar a procurar sem usar as mãos, imediatamente após seu parceiro ter mordido a maçã pendurada na trave. Após encontrar a bala, deve-se colocá-la no prato vazio, que estará posicionado ao lado do prato com farinha. Logo depois que encontrar os três objetos o participante deverá tocar o sino para finalizar o tempo. Obs: A equipe que fizer em menos tempo ficará em primeiro e assim sucessivamente. 

PROVA SURPRESA DOS OBJETOS: Cada objeto apresentado valerá 10 pontos, se apresentado dentro do tempo limite de 10 minutos: 1 – Uma meia furada 2 - Um pente preto. 3 - Uma caneta verde, que escreve verde. 4 – um Absorvente 5 - Um batom 6 – 1 camisinha 7 – 1 carregador de celular 8 – bíblias (10 pts cada) 9 – desodorante 10 – cortador de unha 11 – vestido vermelho 12 – martelo 13 – bóia 14 – celular 1221 15 – um prato de alumínio 


CORRIDA DA CADEIRA DE BRAÇO Dois participantes de cada equipe devem unir seus braços formando uma espécie de “cadeira”. O objetivo é levar todos os membros da equipe de um lado para o outro. Para finalizar a prova mais dois participantes devem fazer a “cadeira” e transportar aqueles que levaram o grupo. Material necessário: nada 

PASSA ANEL Lado a lado, os participantes receberão um palito que deverá ser colocado na boca. Permanecendo com o palito sempre na boca, sem segurá-lo com as mãos, o primeiro da fila colocará o anel no palito e irá passá-lo para o(a) colega ao lado. Não é permitido o uso das mãos nem mesmo sair da posição original. O objetivo é fazer com que o anel chegue até o último da fila e retorne ao primeiro. Se o anel cair, a equipe deve recomeçar a prova. Material necessário: anel; caixa de palitos DESCRIÇÃO Cada equipe recebe uma cartolina e uma caneta. Durante três minutos a equipe deverá escrever em seqüência lógica e com o maior número de detalhes possível a descrição das partes da missa. Vence a equipe que escrever o maior número de detalhes corretamente. Material necessário: quatro cartolinas e quatro pincéis.

GINCANA BÍBLICA Através de um sorteio as quatro equipes se unirão em duas. Cada equipe escolherá 1 participante aleatoriamente, que responderão a perguntas feitas pelo(a) catequista. As questões englobarão assuntos religiosos, podendo ser a respeito de passagens bíblicas e sobre a comunidade. A frente dos competidores estará um sino, ao quais os mesmos deverão dirigir-se e tocá-lo para que possam responder a questão proposta. Uma vez tendo se dirigido ao sino e o tocado, o concorrente optará em responder ou passar a vez para o outro competidor que poderá repassá-la para o competidor que tocou o sino, que obrigatoriamente terá que responder, caso contrário levará torta na cara. A equipe que tiver maior pontuação ao final de todas as questões será a vencedora. A pontuação será a ambas as equipes formadas. Pontuação A pontuação final desta prova será resultante da quantidade de respostas certas e erradas fornecidas por cada equipe. 
1 - Pesquisa bíblica – tempo 15 min – valor 5 pontos cada acerto 
Cada grupo, utilizando apenas a Bíblia, terá que responder aos seguintes itens: 
  • A primeira e a última palavra da bíblia Gênesis, Amém não conta índices, introduções, anexos, etc 
  • 5 livros que começam com a letra M Marcos, Mateus, Macabeus, Malaquias, Miquéias 
  • 3 livros que começam com a letra R Romanos, Reis, Rute 
  • 1 livro que começa com a letra B Baruc 
  • O nome de 3 profetas Isaías, Jeremias, Zacarias, Miquéias, Ezequiel, Oséias, Daniel, Amós 
  • O livro, capítulo e versículo onde se encontra a Ressurreição de Cristo Ex 20, 1-21 
  • O livro, capítulo e versículo onde se encontra os 10 mandamentos da lei de Deus Dt 5, 6-21 
  • O livro, capítulo e versículo onde se encontra as 10 pragas lançadas no Egito. Água transformada em sangue, Invasão de rãs, mosquitos, moscas, pestes nos animais, cinzas que causam úlceras e, chuva de pedras, gafanhotos, escuridão e morte dos primogênitos. 
2 - Letras embaralhadas – tempo 7 min – valor 10 pontos Os grupos terão que arrumar as letras embaralhadas formando: 
Os sete sacramentos 
1. AIMOBST - BATISMO 
2. REMOD - ORDEM 
3. IURSTCAIEA - EUCARISTIA 
4. ÇUNOÃ ODS RENEFMSO – UNÇÃO DOS ENFERMOS 
5. ECNLIROÇICOAÃ - RECONCILIAÇÃO 
6. AIMITNOOMR - MATRIMONIO 
7. ONOÃÇCAMRIF - CONFIRMAÇÃO 

 O Nome dos 12 apóstolos. 
1. EPRDO - PEDRO 
2. ATIOG - TIAGO 
3. OJOÃ - JOÃO 
4. REDAN - ANDRÉ 
5. TAEDU - TADEU 
6. TMÉO - TOMÉ 
7. PIFLIE - FILIPE 
8. ATROLBEUMO – BARTOLOMEU 
9. SUMETA - MATEUS 
10. TGOAI - TIAGO 
11. IMSOÃ - SIMÃO 
12. UDJAS - JUDAS 

3 – Passa ou Repassa – 1 min p/ cada – valor 5 pontos O Responsável providenciará 20 envelopes (pode ser aqueles envelopes de campanhas que sempre sobram) e em cada um, do lado de fora, numere os envelopes de 1 a 20. Coloque perguntas diferentes dentro de cada um desses envelopes. Aqui vão algumas sugestões de perguntas: 
  • Qual o nome dos Quatro evangelistas? 
  • Qual o nome do padroeiro da sua paróquia? 
  • Qual o momento mais importante da missa? 
  • Qual o nome do local aonde é proclamado às leituras? 
  • Qual a cor que representa a penitência? 6. Quem atravessou os israelitas a pé enxutos pelo mar vermelho? Que grau de parentes o João batista tinha com Jesus? 
  • Qual o nome do anjo que anunciou a Maria que seria a mãe de Jesus? 
  • Qual foi o primeiro milagre realizado por Jesus em público? 
  • Quais são os dois maiores mandamentos que Jesus nos deixou? 
  • Em que tempo litúrgico nós estamos? 
  • Onde Jesus nasceu e onde Jesus morreu? 
  • Qual o nome do livro que contem as leituras da missa? 
  • Quantos livros têm a Bíblia? 
  • Em quantos dias Deus criou o mundo? 
  • A quem Deus entregou a tábua com os 10 mandamentos? 
  • Relacione os 7 sacramentos com cada momento de nossa vida 
  • Qual o tema e o lema da CF 2011?
  • Como se dá a divisão da Bíblia? 
  • Qual o mês dedicado a bíblia? 
  • O que celebramos na Páscoa? 
  • Qual o sinal do Cristão? 
  • Qual o livro mais importante para quem ama Deus? 
  • Qual o nome da mãe de Jesus?
  • Qual o nome do pai de criação de Jesus?
  • Jesus teve quantos apóstolos?
  • Conte-me um milagre de Jesus. 
  • Quantos são os dons do Espírito Santo? 
  • Qual livro da bíblia conta a história da criação do mundo?
  • Como é chamado a divisão dos primeiros cinco livros da bíblia?
  • Em quantos dias Deus criou todas as coisas?
  • Qual o primeiro animal que Noé enviou para ver se as águas do dilúvio haviam baixado?
  • Como Judas morreu? 
  • Qual parábola nos conta a história de um moço que foi até Jesus e voltou triste? 
  • Quantos pães e peixes Jesus usou na multiplicação dos pães? 
  • Quando Jesus expulsou os demônios, mandou entrar em que animais?
  • Qual evangelho foi escrito por um médico? 
  • Qual o profeta que foi engolido por um grande peixe? 
  • Qual era a cor do mar vermelho? 
  • Qual era o outro nome de Pedro? 
  • O terço possui quantos mistérios?
  • Quais são os principais sacramentos da iniciação cristã? Cada acerto vale 5 pontos Cada erro vale torta na cara 

4 - Dramatização: Tempo 15 min para preparar e 10 para apresentar – Valor 100 pontos 
  • Dramatizar um trecho bíblico. Escolha algumas leituras (embaixo segue algumas leituras que eu escolhi) faça o sorteio das leituras para os grupos 1 – Lc 15, 11-32 3 – Mt 13, 1-9 2 - At 9,1-20 4 – Jo 9,1-12 Cada grupo terá o Tempo de 15 min para ler o texto e preparar uma dramatização para apresentar para os demais componentes.
  • Ganha 100 pontos a apresentação que usar da criatividade, decorar melhor as falas e explicar melhor a leitura no final da apresentação. O grupo que não sobressair tão bem (se achar necessário) ganha menos pontos.


5 - Maratona Bíblica Leia com atenção cada questão e os textos indicados. Marque a opção correta que confirma o texto que contenha a afirmação. Ás vezes poderá marcar duplo ou triplo. 
1. O profeta descobre sua vocação através de uma profunda experiência de Deus e sente-se enviado a falar ao povo em nome de Deus. 
Quem nos mostra isso é: a) Is 6 b) Jr 4,19 c) Ez 2 

2. O profeta é alguém que observa os acontecimentos á luz da presença de Deus. 
Isso podemos notar em: a) Os 4, 1-10 b) Jr 7, 1-7 c) Ez 3, 16-27 

3. O texto que nos mostra que os profetas eram rejeitados pelo povo é: a) Ez 33, 30-33 b) Am 7,1016 c) Os 5,1-4 

4. O profeta, denuncia do luxo e da ostentação. a) Os 10,14 b) Jr 17,12-14 c) Am 6,1-6 

5. O culto vazio e sem compromisso de vida não agrada a Deus. Quem nos mostra isso é: a) Ez 34,15-24 b) Os 6,6;8, 12-13 c) Am 5,4-6 

6. Cada um será julgado de acordo com as obras que praticou. Isso podemos ver em: a) Ez 18,19-20 b) Jr 17, 9-10 c) Is 52,7-9 

7. O profeta denuncia as injustiças praticadas pelo povo em: a) Am 8,4-6 b) Is 1,17 c) Am 4,1-2 

8. Os profetas convidam o povo a voltar para Deus por uma mudança de vida: a) Ez 18,30-32 b) Is 61,1-3 c) Os 14,2-4 

9. O profeta mostra que Deus estar sempre pronto a perdoar aqueles que se converte sinceramente para ele: a) Os 6,13 b) Am 3,1-7 c) Is 1,18 

10. O profeta mostra também que feliz é quem coloca sua fé e esperança no Senhor: a) Is 12,2-6 b) Jr 17,7-8 c) Am 5,23-27 

11. Deus continua suscitando, para cada tempo, os profetas. Verifique em: a) Dt 18,15-19 b) At 15,30-35 c) 1Cor 12,27-31

Nenhum comentário:

Postar um comentário