terça-feira, 26 de abril de 2011

CARTA AOS CATEQUISTAS - PX

Prelazia do Xingu

Serviço de Animação Bíblico Catequético



Queridos (as) Catequistas,

Com a alegria de discípulos missionários, estivemos reunidos dos dias 27 a 30 de janeiro de 2011 no Centro de Formação Betânia para a realização da II Assembléia do Serviço Bíblico Catequético da Prelazia do Xingu.

O tema da Assembléia, Catequese, missão no Xingu: Caminhando para o discipulado e o lema O meu ensinamento não vem de mim mesmo, mas daquele que me enviou (cf. Jo 7,16) ajudou-nos a VER a realidade da catequese num mundo em continua transformação e que exige, em especial:

  1. Fidelidade ao anuncio do evangelho, ao conteúdo anunciado: a pessoa de Jesus Cristo.

  2. O mergulhar e o encarnar na vida dos povos, em consonância com suas alegrias e dores, atingindo seus corações.

A mudança de época, já sentida pelas paróquias da Prelazia, está alterando as relações sociais e o trabalho bíblico catequético de nossas comunidades. Faz-se necessário voltarmos nosso olhar e nossa ação para o meio ambiente e aos grandes projetos econômicos pensados para essa região, bem como para as populações atingidas por eles.

Embora tenhamos grandes desafios em nossa missão bíblico catequética, somos chamados a Recomeçar a partir de Jesus Cristo. Para isso, a catequese apresenta os seguintes passos:

  1. O Querigma ∕ Anúncio e experiência do encontro;

  2. Conversão;

  3. Discipulado;

  4. Comunhão

  5. Missão;

Também se faz urgente a necessidade da passagem de uma catequese meramente doutrinária, de conservação – manutenção, para uma catequese verdadeiramente missionária através de um projeto de iniciação cristã que apresente a pessoa de Jesus Cristo e a proposta do Reino de Deus.

O evangelho de São João, capitulo 9, relata a cura de um cego de nascença e nos auxiliou a JULGAR a ação catequética a partir da Palavra de Deus. O cego fora curado por Jesus, porém ainda não o tinha visto. Somente após um processo de discussões, questionamentos e diálogos, o cego vê em Jesus o homem, o profeta e finalmente, o Senhor, reconhecendo assim sua divindade. Em nossa vida de batizados, os olhos da fé nos ajudam a ver a Jesus e a realidade pouco a pouco no despertar do compromisso que assumimos ao nascermos para a Fé Cristã.

No Diretório Nacional de Catequese ( 38), no Documento de Aparecida (295 a 299) e no Documento Luz dos Povos, do Concílio Vaticano II, foi destacado que a liturgia é fonte inesgotável de catequese e que o RICA (Ritual de Iniciação Cristã com Adultos) é exemplo de unidade entre catequese e liturgia.

Ao revermos o objetivo da catequese, traçado em 2008, os catequistas optaram por novas metas, surgindo assim, o objetivo da Animação Bíblico Catequética da Prelazia do Xingu, que irá direcionar nossa ação evangelizadora no período de 2011 a 2015:

Anunciar Jesus Cristo, educando na fé, pelo caminho da Iniciação Cristã: crianças, jovens e adultos, vivenciando e celebrando em comunidade, formando discípulos missionários à luz da Palavra, rumo à maturidade em Cristo. (cf. Ef 4, 13).

Diante do novo objetivo e das inquietações sentidas, as regiões puderam apresentar propostas para o trabalho catequético da Igreja do Xingu. Dentre elas, destacaram-se como prioridades:

Formação Querigmática integral e permanente

1. Catequese de iniciação cristã e catecumenato.

2. Catequese litúrgica.

3. Catequese familiar.

4. Conhecer a realidade dos catequisandos.

5. Ser pacíficos e inquietos, a ter paciência com as pessoas que não entendem o que não sabem, o que entendemos e sabemos

6. A comunidade - primeira responsável pela catequese – comprometimento da comunidade

5. Organizar a catequese paroquial.

6. Mudança de atitude

7. Catequese itinerária

8. Conhecimento da Palavra de Deus e dos Documentos da igreja testemunhando a nossa fé atento a realidade.

9. Estudo sobre os grandes Projetos na Amazônia e suas conseqüências

A assembléia também foi momento de eleger a nova coordenação que ficará à frente dos trabalhos da catequese nos próximos quatro anos, sendo constituída da seguinte maneira:


Coordenação: Altamira: Marlúcia (coordenadora) e Sandra (1ª secretária)

Baixo Xingu: Cleonice (2ª secretária)

TransOeste: Antonia (Neta) (1ª tesoureira)

Alto Xingu: Ir. Marizete. (2ª tesoureira)

Médio Xingu: Erick (vice coordenador)

Assessoria: Sacerdotal: Pe. Ney,

Religiosa: Ir. Ângela.

Laical: Dóris.


Encerrada a Assembléia, ficou a motivação para que a catequese caminhe rumo à formação de discípulos missionários nesta imensa Prelazia e a vontade de transformar a realidade social deste povo que tem sede da Palavra de Deus.

Imploramos as mais copiosas bênçãos de Deus, sobre todos (as) catequistas para que a missão de Animação Bíblico Catequética desta Prelazia traga frutos de justiça, de paz e de amor.

Um abraço fraterno de todos os participantes da II Assembléia de Catequese.



Altamira, 30 de janeiro de 2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário