quinta-feira, 28 de abril de 2011

COMO PLANEJAR EVENTOS NA CATEQUESE

GINCANA:
As gincanas são atividades recreativas de competição de equipes, coma finalidade de alegrar, confraternizar e educar. Poderão ser realizadas em uma manhã ou tarde, ou se prolongar por um dia, semana ou mês. As tarefas a serem realizadas são entregues com antecedência, para que os grupos competidores tenham tempo de tentar realizá-las. Escolhe-se um local espaçoso para a entrega das tarefas cumpridas, e premiam-se as equipes que melhor pontuação obtiver.
Veja alguns exemplos de gincana:
Gincana da história da Igreja, Gincana de passagens bíblicas, Gincana da catequese, Gincana Recreativa (Caça ao tesouro; Queimado, bandeirinha, e outros jogos, Corrida do saco, do ovo na colher, encher as garrafas, Dança das cadeiras, Cabra cega, etc.), Gincana da solidariedade (Ver as necessidades da comunidade - alimentação, remédios, material didático, material de construção, roupas, brinquedos, etc. - dividir a turma em grupos. Ao final conta-se o material recolhido e combina-se um dia para entregá-lo).

FEIRAS E EXPOSIÇÕES:
Como exemplo de feiras que podem ser feitas com os adolescentes da perseverança, temos Feira Bíblica, com exposições de trabalhos sobre a Bíblia, Feira Santa ou Feira Mariana, com trabalhos sobre a vida dos santos ou de Nossa Senhora, etc.
São eventos que favorecem a piedade religiosa, a Identidade católica, o sentido de participação conjunta em unidade com a Igreja, na vivência e no zelo pelo Evangelho.

OLIMPÍADAS E OU TORNEIOS:
Ao se programar uma olimpíada ou torneio para os catequizandos de perseverança é preciso ressaltar a finalidade de tal evento: Confraternização! Para tanto é recomendável que não se estimule a competição, mas sim a diversão. Seria interessante que fossem programados apenas esportes coletivos, para valorizar o trabalho em equipe e evitar os individualismos.

ATIVIDADES COM OS PAIS:
Objetivo - promover a integração entre famílias e comunidade eclesial, proporcionando espaço para reflexão e troca de experiências. Valorizar e resgatar o verdadeiro sentido da família, e sua importância enquanto Igreja doméstica.
“Por isso, é necessário que a comunidade cristã preste uma especial atenção aos genitores. Através de contatos pessoais, encontros, cursos e também mediante uma catequese para adultos, dirigida aos genitores, se deve ajudá-los a assumir a tarefa, 'hoje particularmente delicadas de educar os seus filhos na fé" (DGC 227).
Devemos conscientizá-los de que eles são, os primeiros responsáveis pela educação religiosa de seus filhos e que devemos caminhar juntos.
Podemos envolver os pais em muitas atividades, tais como: Participação nas celebrações do dia das mães, dia dos pais, dos avós.

Colaboração nos eventos da comunidade:
Festa do padroeiro, mês de Maria, Feira Bíblica, participação em mutirões, distribuição de mantimentos;

Promover:
Encontros de oração, gincana entre pais e filhos, palestras e debates de interesse dos adolescentes e seus pais, troca de experiências entre pais e filhos, clube de mães, passeios, dia de convívio com a Pastoral Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário